top of page

Bom marinheiro se faz nas tempestades

Atualizado: 12 de mai. de 2020

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma." Tiago 1:2-4



       A carta de Tiago foi escrita para todas as igrejas espalhadas na época. Devido a perseguição, os judeus seguidores de Jesus foram obrigados a irem para outras cidades e países para que pudessem proclamar as boas novas. Afim de orientar esses judeus, Tiago escreve essa carta e de inicio fala para que se alegrem com essas perseguições. Mas porque e como se alegrar em situações de grande provação?

    Lembro-me de quando meu pai tirou as rodinhas da minha bicicleta. Foram vários tombos até que eu conseguisse enfim me equilibrar e sair pedalando por ai. Essa prova e a minha perseverança foram essenciais para que eu aprendesse a andar sem apoio das rodinhas e com o tempo eu aprendi a andar sem as mãos no guidão rsrsrs. O que Deus fez com esses judeus e faz conosco é exatamente isso. Deus tira as nossas rodinhas e nos faz passar por essas provações para nos fortalecer e nos fazer amadurecer e para isso é preciso nos tirar da zona de conforto. Esses judeus estavam confortáveis em Jerusalém e foi preciso uma perseguição para que o propósito de Deus em espalhar o evangelho pelo mundo se concretizasse. Mesmo com essas provações, eles continuaram a seguir o plano e essa perseverança que fizeram eles crescerem e amadurecerem e Tiago os fez enxergarem isso.

           A palavra de Deus nos diz em João 16:33: " Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." Essa certeza de que Jesus está conosco e de que essas provações são para o nosso amadurecimento, nos ajuda manter firmes no propósito de Deus nas nossas vidas.


Fiquem com a paz de Cristo! Leandro Moura

bottom of page